segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

a verdade do "estou bem"

E tantas vezes é esta a verdade por trás de um "estou bem". Quantas e quantas vezes nos perguntam como estamos e nós nem pensamos na resposta? O "bem" ou "tudo bem" sai-nos assim, inconscientemente. Mas quantas vezes é que, estamos, realmente, bem? 
Só posso falar por mim e dizer que as vezes em que minto usando esta palavra são muito mais do que aquelas em que a digo com sinceridade. E fico a pensar nisso... "Bem? Estou bem... não estou nada bem, mas para que é que hei-de estar para aqui a falar dos meus problemas se isto é apenas uma pergunta de cortesia, que requer a resposta mais banal do mundo?" E é a resposta que a pessoa que nos pergunta quer ouvir. No fundo nem está à espera de outra coisa. Está com pressa ou cumprimentou só por ficar bem... ou é apenas a forma de meter conversa connosco. Não é suposto que aquele tema se prolongue.
Mas, na verdade, o que o que eu devia dizer muitas vezes é "não, não estou bem, estou preocupada/estou stressada/estou aborrecida/ estou triste/... estou com saudades tuas!". Mas se eu fosse dizer isso cada vez que não estou bem, acho que as pessoas deixavam de me fazer essa pergunta e como é essa a pergunta que se faz para introduzir conversa com meio mundo, digamos que as minhas conversas passariam a ser um pouco.. hmm.. estranhas. 
Fica o "bem" apenas nas palavras, simplesmente porque fica "bem". O resto no coração ou para partilhar com quem, realmente, quiser ouvir.

Sem comentários:

Enviar um comentário